Treinador Edson Souza Líder e Fundador da Equipe Art Fighters

• Mulheres aderem ao muay thai em VILHENA

Publicado por Romulo Azevedo em 26/9/2011


Luvas de combate, caneleira, bandagem e protetor bucal. Os novos itens da lista já estão se tornando normal enquanto acessórios para elas.
Mesmo sendo um esporte de contato físico elevado e tido por muitos como uma arte marcial violenta, o Muay Thai caiu no gosto popular feminino e toda a dureza dos treinos ganha charme e determinação quando elas estão no tatame.
A maioria entra para conseguir a tão desejada (e suada) boa forma, porém acabam tomando gosto pela arte e disputam golpe a golpe com os homens adeptos do esporte o avanço das técnicas. Cerca de 20 mulheres já estão no elenco do grupo Art Fighters, treinadas pelo instrutor Anderson Martins, que tem o maior nível de graduação, no esporte, em Rondônia.
As garotas Art Fighters praticam os golpes junto com os homens e provam que estão longe de ser o sexo frágil. Com técnica agregada à segurança, disciplina, força de vontade e muito suor as meninas estão conseguindo “parar” as atividades dos atletas que malham na academia Atmus (ponto de encontro das aulas) e chamam a atenção por toda a habilidade que já têm nas aplicações dos golpes e defesas.
Quem faz Muay Thai sabe que a arte marcial tem eficácia e o detentor da técnica tem uma grande responsabilidade, pois deve evitar todo tipo de confusão, principalmente nas ruas e tem o dever de não causar nenhum tipo de problema por ser um lutador.
As garotas Art Fighters sabem e levam isso a sério, assim como os homens. De acordo com o instrutor Anderson Martins toda a filosofia do Muay Thai também é aplicada durante os treinos.
Outro fator que traz as mulheres para a arte é a base estrutural, ou seja: a cada evolução uma nova vitória. “Não viemos aqui pra apanhar. Diferente do que se pensa, aprendemos as técnicas e as aplicamos com respeito ao companheiro de treino e de modo qualitativo para aprendermos da maneira correta”, disse a atleta Bárbara Back, uma novata promissora do grupo, de apenas 15 anos (de branco na foto).
Para saber um pouco mais sobre a arte que está em ascensão em Vilhena basta entrar no blog do grupo, através do endereço www.artfighters.blogspot.com ou pelo telefone (69) 8418 3980.


TEXTO: RÔMULO AZEVEDO
FOTO: DIVULGAÇÃO
FONTE: EXTRA DE RONDÔNIA