Treinador Edson Souza Líder e Fundador da Equipe Art Fighters

• Para queimar gorduras, invista nas lutas

Sabrina Sato

Para perder peso, invista nas lutas que combinam artes marciais e técnicas de ginástica
Objetivo dos "golpes emagrecedores" é reduzir o estresse e as gordurinhas

Queimar gordura, ganhar força, melhorar a concentração ou apenas extravasar. Seja qual for o objetivo, modalidades que exigem técnicas de lutas, como o boxe, têm ganhado cada vez mais seguidores, sem restrições de sexo, idade ou forma física. O requisito principal? Disposição.

A perda de peso ocupa, geralmente, o primeiro lugar no ranking dos objetivos dos praticantes de atividades que envolvem força e agilidade. Mas, ao praticar o esporte, os alunos se deparam com os demais benefícios que as aulas de modalidades como o boxe podem proporcionar. Equilibrar a emoção e diminuir aquele estresse decorrente da rotina são alguns deles. Conheça algumas modalidades de lutas:

BOXE

Esporte de combate que usa basicamente os punhos. Trabalha principalmente os membros superiores, como as costas, os ombros e o abdômen. Os praticantes chegam a perder 800 calorias por hora, por meio de técnicas que exigem muita coordenação e concentração. O resultado costuma surpreender. Há melhora no reflexo e no condicionamento físico do aluno, além do aumento da autoestima e do equilíbrio.

MUAY THAI

Começou no Norte da Tailândia, onde também é conhecida como luta da liberdade ou arte dos livres. Exige concentração, força, habilidade e reflexo. Pode ser praticado em diversos estilos e as técnicas dependem do professor. Socos, chutes e joelhadas são alguns dos golpes usados na luta, que trabalha principalmente pernas e braços. Qualquer um pode praticar a modalidade, sempre preservando o limite e a integridade do praticante. As mulheres têm ganhado um espaço cada vez maior na luta, principalmente pelo alto potencial de gastar calorias.

E mais...

Os benefícios das artes marciais atraem cada vez mais mulheres, elas adotam a prática de artes marciais como uma opção para manter a boa forma. De quebra, elas incrementam a defesa pessoal. Para Sandro Luiz Marciano, presidente da Federação de Muay Thai Tradicional do Distrito Federal, a procura por artes marciais entre as mulheres é um indício de que o estigma que associa esportes de luta a violência está diminuindo.

O trabalho dos membros inferiores do corpo proporcionado pela modalidade, como pernas e glúteos, também funciona como chamariz para o público feminino.

Outra vantagem das artes marciais, segundo Marciano, é o alto gasto calórico em um curto período de tempo, além do ganho de massa muscular.

Fonte: "Site Donna"